54 3222-5644

WHATSAPP   54   99100.3336

 • Aquecedores de água a gás

• Aquecedores de Ambiente

• Aquecedores de Piscinas

• Aspiração Central

• Bio Lareira a álcool

• Caldeira Dupla Função a Gás

• Caldeira de Piso

• Caldeira a Pellet

• Canaleta para Split

• Ducha Híbrida

• Energia Fotovoltaica

• Esgoto Acústico

• Estação Elevatória de Esgoto

• Filtro para Gás

• Fan Coil

• Fogão a Lenha

• Fogão a Lenha de Embutir

• Fogão a Lenha Hidrônico

• Pellet de Madeira

• Piso Aquecido Radiante

• Pressurizador Automático

• Radiador de Alumínio

  para Calefação

• Reservatório Térmico Solar

• Secador de Roupas a Gás

• Termostato de Ambiente Digital

• Toalheiro

• Tubulação Multi Camadas

• Válvula Termostática para

  Radiador

Energia Fotovoltaica

Por que energia Solar?

Apostar cada vez mais na produção de energia por fontes renováveis é necessário para garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras. Devemos ter a coragem de fazer uma escolha, em descontinuidade com o passado. Hoje, o lucro não pode ser a única meta e não pode ser alcançada à custa do bem estar social, da saúde dos indivíduos e do equilíbrio ambiental.

 

Olhar para o futuro com novos olhos pode ser útil para entender quais são os valores da sociedade de amanhã e pode iluminar o caminho para uma grande escolha de mudança que vê a energia renovável como única alternativa sustentável.

Ver o Cálculo

Por que energia Solar?

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

A transformação da energia solar em energia elétrica é obtida através da tecnologia fotovoltaica, que é um sistema que utiliza materiais especiais (Silício) capazes de converter a luz solar em energia elétrica.

 

O efeito fotovoltaico começou a ser pesquisado em 1954 por cientista da área espacial, que buscavam uma forma eficiente de fornecer energia aos equipamentos dos satélites colocados em órbita. Atualmente, vem sendo utilizada praticamente em todas as regiões do mundo  devido às suas diversas vantagens  em comparação com outras formas de fornecimento de energia elétrica convencional. A energia solar fotovoltaica tem-se desenvolvido constantemente, de forma acelerada, garantindo uma produção contínua e eficiente de energia.

 

Vantagens Fundamentais:

- Economia de até 90% no gasto com energia convencional;

 

- Tem vida útil superior a 25 anos;

 

- Confiabilidade e Segurança: Riscos de acidentes praticamente nulos e baixa manutenção, necessitando apenas de limpeza periódica dos painéis;

 

- Não consome combustível, sendo assim, não produz poluição e não contamina o meio ambiente;

 

- Não emite ruídos e evita ao máximo as quedas de energia;

 

Olhar para o futuro com novos olhos pode ser útil para entender quais são os valores da sociedade de amanhã e pode iluminar o caminho para uma grande escolha de mudança que vê a energia renovável como única alternativa sustentável.

 

Sistemas Conectados à Rede

Sistemas Isolados

Sistemas Conectados à Rede

 

A partir de dezembro de 2012, com a resolução 482/2012 da ANEEL, é possível a instalação de módulos de geração elétrica a partir de módulos fotovoltaicos em residências e conectar na rede de distribuição de energia. O consumidor passa também a gerar energia elétrica. A parcela de energia gerada é utilizada no consumo e o excedente injetado na rede de distribuição elétrica. No final do mês, a fatura de energia elétrica será correspondente ao consumo menos o que foi gerado.

 

Ex: Se uma residência gerou 300 kWh/mês e consumiu 400 kWh/mês, o consumidor pagará apenas a diferença, isto é,  100kWh.

 

Se for gerada mais energia do que consumida, o excedente fica como crédito para descontar na fatura dos meses seguintes.

 

Além disso, podem ser cadastradas mais de uma unidade geradora, por CPF ou CNPJ. Assim, pode-se instalar módulos fotovoltaicos, por exemplo, em uma casa de campo ou na praia e esta unidade gerar energia pra quem more num apartamento na cidade. Uma unidade consumidora de energia se beneficia de duas unidades geradoras.

 

 

 

Sistemas Isolados:

Geralmente é utilizado em zonas afastadas da rede de distribuição, onde não existe energia convencional ou seu acesso é dificultado. Pode trabalhar de maneira independente ou combinada com outros sistemas de produção elétrica. Suas principais aplicações são:

 

- Eletrificação em propriedades rurais: luz, TV, rádio, comunicações, bombeamento de água...

 

- Eletrificação de cercas

 

- Iluminação exterior

 

- Sinalização

 

Entre outros...

 

Ambiente e Clima:

Os poluentes gerados pelo uso de combustíveis fosseis são causas de problemas respiratórios e de efeitos prejudiciais permanentes para os seres humanos e meio ambiente. A questão das mudanças climáticas assumem cada vez mais o caráter de problema ambiental em todo o mundo e a produção de energia é uma das principais causas que contribuem para as alterações climáticas no planeta. Tudo isso também prejudica a agricultura, pode causar a extinções generalizadas, perda de recursos naturais, desperdício de água potável e ainda promover a disseminação de novas doenças. A resposta mais eficaz para esse tipo de problema está na utilização de fontes renováveis que vão substituir progressivamente os sistemas convencionais de geração, reduzindo o impacto da ação humana sobre a Terra.

 

 

Efeitos Econômicos:

A produção renovável garante uma boa segurança energética, é capaz de responder rapidamente a um aumento na demanda e é capaz de garantir a estabilidade dos preços da energia. Vários estudos internacionais tem verificado grande redução de custos, principalmente no tempo obtido pelos consumidores finais.

Confiabilidade e Segurança:

O risco de acidentes são quase totalmente inexistentes, as instalações são mais confiáveis, graças aos avanços constantes da tecnologia, o que garante uma produção contínua e eficiente de energia. Além disso, graças à especificidade das fontes, a instalação das centrais pode ter lugar na vizinhança dos locais que necessitam de energia, limitando o tamanho da mesma e reduzindo as vias das estruturas de transferência de eletricidade.

 

Uma Escolha Corajosa com Vantagens para Todos:

Apostar cada vez mais na produção de energia por fontes renováveis é necessário para garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras. Devemos ter a coragem de fazer uma escolha, em descontinuidade com o passado. Hoje, o lucro não pode ser a única meta e não pode ser alcançada à custa do bem estar social, da saúde dos indivíduos e do equilíbrio ambiental.

Olhar para o futuro com novos olhos pode ser útil para entender quais são os valores da sociedade de amanhã e pode iluminar o caminho para uma grande escolha de mudança que vê a energia renovável como única alternativa sustentável.

Perguntas Frequentes

 - Quanto pode render o meu sistema por ano?

A resposta a esta pergunta depende naturalmente em grande parte das condições específicas, orientação do sistema (norte?); inclinação do sistema, (qual é a inclinação do telhado?); valores de radiação no local e por fim do tempo.

 

- Funciona com o tempo nublado ou chuvoso?

Sim, a quantidade de energia elétrica produzida e proporcional à intensidade da luz que incide na placa solar. Desse modo, com o céu claro e sol forte, a energia gerada será máxima, logo, com o céu nublado, haverá geração de energia mas com uma intensidade mínima. Até mesmo com o tempo chuvoso, a pequena claridade existente irá produzir uma pequena quantidade de energia (cerca de 20%).

 

- A placa solar acumula energia produzida, permitindo seu uso durante a noite?

Não. A energia gerada, se não for aproveitada na hora em que é produzida, será desperdiçada, no caso de um sistema isolado; ou injetada na rede de distribuição para casos conectados à rede. Portanto, deverá ser armazenada em baterias para uso posterior ou utilizada assim que é gerada. Além disso, você poderá injetar a energia excedente produzida na rede elétrica e receberá uma compensação, em kWh, da sua distribuidora de energia. Ou seja, você pagará a cada mês, somente o valor da diferença entre a energia consumida e o que foi gerado por você na rede.

 

- Quantos anos dura um sistema solar fotovoltaico?

Os painéis ou coletores solares tem vida útil de 25 anos. Os inversores em geral tem garantia de 5 anos, podendo ser prolongada até 10 anos. De forma generalizada, podemos contar com uma média de 35 anos de durabilidade de um sistema solar.

 

- Quais as vantagens econômicas?

À parte do investimento inicial (compra e instalação) do sistema solar fotovoltaico, a energia gerada não tem outros custos além de a manutenção ser mínima (limpeza dos coletores). A energia solar é autossuficiente, portanto, tem mais segurança no reabastecimento, muito importante principalmente para grandes consumidores, para quem a interrupção de fornecimento de energia pode resultar em baixas na produção. Além disso, com os constantes avanços tecnológicos da área, o prazo de retorno do investimento está diminuindo consideravelmente. A energia fotovoltaica também é a solução mais barata para grandes e pequenas propriedades rurais com sistemas elétricos dispersos.

 

- Quais as vantagens do sistema solar para o meio ambiente?

Por não utilizar combustíveis fosseis, não existe liberação de de elementos prejudiciais ao meio ambiente. A interação do silício com a luz solar também não gera resíduos. Todos os elementos utilizados na fabricação dos coletores são reaproveitáveis, além da grande durabilidade. O principal componente de um coletor (Silício) é o segundo elemento mais abundante da face da Terra. Estes atributos levam a energia solar ao topo das soluções energéticas sustentáveis.

 

Horário de Atendimento

Atendimento

Segunda à Sexta das 8h 30 às 11h 45

e das 13h 30 ás 18h 30 e ao Sábado 9h as 11h 45

Fones:  54  3222.5644  |  3028.5604  |  3028.5644

MAPA DE LOCALIZAÇÃO DA  SUDARE

WHATSAPP

Rua Tronca, 2029 - 95010-100  -  Caxias do  Sul - RS

Fones:  54  99100.3336

Todos os direitos reservados a Sudare